Buscar
  • Ecoflex Trading

ANP publica edital e marca datas do leilão complementar


A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou as regras que vão valer para a rodada complementar do Leilão 75 (L75C). Marcado para a semana acontecer na sexta-feira da próxima semana (11), o pregão deverá negociar volumes adicionais de biodiesel que irão reforçar a oferta do produto no mercado entre os dias 21 de setembro até 31 de outubro. No total, serão 41 dias de entregas.

A expectativa inicial era que as entregas do L75C fossem apenas para o mês de outubro.


Habilitação

As usinas que tiverem interesse em participar da disputa tem até amanhã (02) para encaminharem à ANP a documentação exigida. Correções na documentação apresentada pelas usinas podem ser feitas até a próxima sexta-feira (04). As usinas que já estavam habilitadas na rodada regular do L75 serão consideradas automaticamente aptas o que já coloca 30 usinas no páreo.


As outras 13 plantas que participaram do pregão regular venderam toda sua capacidade produtiva autorizada para o bimestre e não poderão comercializar biodiesel agora.

A disputa vai acontecer no dia 11 de setembro (Etapa 2) com as aquisições das distribuidoras realizadas entre os dias 14 e 16 de setembro. Os preços de referência (PMRs) foram mantidos no mesmo patamar em que estavam no L75.


Esgotado

O leilão complementar havia sido anunciado pela ANP no último dia 21 de agosto minutos antes das distribuidoras esgotarem – pela segunda vez – todo o biodiesel disponível na Etapa 3.


Embora o mercado já tivesse chegado perto outras vezes, o L75 foi o primeiro leilão de biodiesel no qual as distribuidoras arremataram 100% das ofertas feitas pelas usinas. Foram negociados um pouco mais de 1.189 mil m³ de biodiesel por um total de R$ 6 bilhões.


Nada indica que o mercado esteja desabastecido. Sequer perto disso. O biodiesel que já está comprado é bastante para que as distribuidoras vendam até 11,9 bilhões de litros de B10 o que faria deste o melhor bimestre da história do mercado de diesel no Brasil – batendo por larga margem os 11 bilhões de litros comercializados no quinto bimestre de 2014. Apesar disso, a forma como a disputa se deu nas rodadas regulares, com as distribuidoras fazendo recompras umas das outras pode ter deixado mais de uma empresa sem o biodiesel necessário.


O edital do L75C pode ser acessado clicando aqui.

O cronograma do processo pode ser acessado clicando aqui.


Fábio Rodrigues

Fonte: BiodieselBR.com

2 visualizações