top of page

Aneel aprova redução de 15% nas contas de luz de alguns estados, veja a lista


A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira, 23, um reajuste econômico médio de 15,77% nas tarifas de energia da Elektro. A distribuidora, responsável por atender 2,8 milhões de unidades consumidoras em 228 cidades, sendo 223 em São Paulo e cinco em Mato Grosso do Sul.


A Aneel tem planos diferenciados para cada perfil de consumo dos usuários, os planos foram elaborados visando os consumidores que se encaixam em dois perfis: Os consumidores de baixa tensão e consumidores de alta tensão.


Os consumidores de baixa tensão, que se referem a consumidores residenciais e com baixas faixas de consumo, essa faixa será tarifada com um impacto médio de 11,61% de aumento em suas contas.


Já para os consumidores de alta tensão, que compreendem indústrias e consumidores com alto perfil de consumo, o efeito médio do reajuste visa alcançar até 23,72% de aumento em seu valor total.


Como determinado por lei, por sua vez, aprovado pelo congresso, a agência considerou recursos tributários provenientes do PIS/COFINS no processo tarifário. Os valores disponibilizados para a empresa, tal como a estimativa feita pela Receita Federal até o mês de julho de 2023.


O valor totaliza R$ 347,5 milhões de reais, reduzindo o efeito ao consumidor em 4,47%. O empréstimo aprovado para reduzir os efeitos dos custos da crise hídrica e repasses de recursos do saldo das contas de comercialização de Itaipu, ajudariam a amenizar o reajuste.


O fator climático tem sido um dos grandes vilões do setor energético neste ano, os impactos do desmatamento ilegal e da exploração de áreas não permitidas, fazendo com que os impactos sejam sentidos a curto, médio e longo prazo.


Os novos valores passam a vigorar para ambos os públicos a partir do dia 27 de agosto. Graças a condições climáticas e outros fatores externos, a energia elétrica tem ocupado uma grande parte do orçamento das famílias brasileiras, fazendo com que os aumentos sejam mal recebidos pelo público.


Seguem na lista abaixo os municípios que são atendidos pela Elektro:


* Aguaí

* Águas da Prata

* Araras

* Conchal

* Corumbataí

* Itirapina

* Leme

* Pirassununga

* Porto Ferreira

* Rio Claro

* Santa Cruz da Conceição

* Santa Cruz das Palmeiras

* Santa Gertrudes

* Santa Rita da Passa Quatro

* São João da Boa Vista

* Tambaú

* Vargem Grande do Sul.


Fonte:https://www.udop.com.br/

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page