Buscar
  • Ecoflex Trading

ADM espera retomar conversas sobre vendas de usinas de etanol nos EUA


A gigante do agronegócio Archer-Daniels-Midland (ADM) espera retomar as negociações para um acordo que poderia envolver a venda ou a criação de uma joint venture para suas usinas de etanol.


As negociações com as partes interessadas serão retomadas após a empresa de Chicago retomar a operação de duas usinas de moagem de etanol por via seca, disse o diretor financeiro da ADM, Ray Young. A produção nas usinas, agora paradas, deve ser retomada no primeiro semestre do ano, disse.


A ADM estava em negociações avançadas com menos de cinco interessados antes da pandemia, que atrasou o acordo. O setor de etanol dos EUA já enfrentava excesso de capacidade e guerras comerciais quando o coronavírus surgiu, o que reduziu o movimento nas estradas e a demanda pelo biocombustível.


“Assim que colocarmos as usinas a seco em operação novamente, poderemos realmente começar a nos envolver com as partes interessadas”, disse Young em conferência virtual do Bank of America. Segundo ele, empresas que já haviam discutido o acordo “continuam muito interessadas em ativos da perspectiva do etanol e transporte”.


A ADM anunciou que queria vender suas três usinas de etanol produzido a seco em 2019. Esta não foi a primeira vez que a trading de commodities agrícolas, que começou a produzir etanol em 1978, tentou vender essas usinas. Em 2016, a empresa colocou os ativos à venda, avaliou ofertas, mas acabou decidindo manter o negócio.


A demanda por etanol deve se recuperar no segundo semestre com a retomada da mobilidade. Algumas empresas também apostam que os projetos verdes do governo Biden ajudarão fabricantes do biocombustível, que há anos registram margens apertadas ou negativas.


“Parece haver um retorno em direção a um pouco mais de normalidade agora”, o que deve incentivar o uso de veículos, “a demanda por gasolina e, portanto, a demanda por etanol”, afirmou. “O ambiente de margem para o etanol está se movendo na direção certa e ainda nem estamos na temporada de viagens da primavera”.



Isis Almeida e Michael Hirtzer

Fonte: Bloomberg

4 visualizações0 comentário