O Jeep Compass 2025 está prestes a seguir os passos de seu irmão menor, o Jeep Renegade, com uma mudança radical em sua sua oferta de motores. A marca americana deverá cortar a opção pelo motor 2.0 turbodiesel MultiAir de 170 cavalos, refletindo uma tendência de redução no mercado de veículos a diesel.
Com essas alterações, o Jeep Compass 2025 será vendido com o já conhecido motor 1.3 T270 com 185 cavalos a etanol e câmbio automático de seis marchas nas opções de entrada e intermediária. No lugar do turbodiesel, virá o 2.0 Hurricane, já utilizado na Ram Rampage e no Jeep Wrangler. Além disso, o carro deverá oferecer o 1.3 BioHybrid feito no Brasil
Segundo informações obtidas pela Quatro Rodas, a Jeep vai fazer essa mudança ainda no primeiro semestre de 2024. Essa troca não apenas atende às demandas do mercado como também se revela vantajosa em termos de potência e torque. Enquanto o motor 2.0 turbodiesel entrega 170 cavalos e 350 Nm de torque, o motor 2.0 turbo a gasolina apresenta bons 272 cv e 400 Nm de torque.
O fim do motor diesel na gama Compass deverá deixar várias “viúvas”, uma vez que poucos produtos têm autorização para utilizar esse tipo de combustível. Mas a decisão da Jeep reflete uma tendência do mercado automotivo, que tem testemunhado uma redução na demanda por veículos movidos a diesel neste segmento. Essa mudança de cenário é evidenciada pela dificuldade na comercialização de modelos seminovos a diesel nas concessionárias.
A estratégia é bem racional. Há até pouco tempo, o diesel era considerado uma opção mais econômica ante a gasolina. Porém, o valor do diesel agora supera o da gasolina, tornando essa a escolha mais atrativa. Cada vez mais, os motores diesel ficarão restritos a modelos comerciais e que necessitam de longa autonomia.
Um exemplo é o intermediário Jeep Compass Longitude, comercializado por R$ 199.790, equipado com o motor 1.3 T270 turboflex. Em contrapartida, a opção Longitude TD350, movida a diesel, tem o preço de R$ 248.790. Uma análise simples dos números revela que a diferença de preço não se justifica, tornando a opção a gasolina mais vantajosa para os consumidores.
Além da transição para o motor 2.0 Hurricane, o Jeep Compass 2025 também está entre os candidatos para receber o primeiro motor híbrido flex da Stellantis. Essa possível inclusão, alinhada a preços mais condizentes com o mercado, tornaria o SUV médio ainda mais atrativo, consolidando a ideia de que os motores a diesel estão rapidamente se tornando parte do passado na evolução dos veículos automotores.
A linha 2025 do Jeep Compass terá como grande novidade a substituição nos motores. No mais, o modelo deverá manter o pacote de equipamentos já disponível. De entrada, são seis airbags, freio de estacionamento eletrônico e freio a disco nas quatro rodas, dentre outras.
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