Buscar
  • Ecoflex Trading

5 vantagens da energia solar aos produtores rurais

Atualmente, há mais de 60 linhas de crédito disponíveis para implementação de energia solar


Tema da última Caravana Família Nação Agro (clique aqui para conferir), a energia solar tem potencial para suprir a demanda energética de propriedades rurais, oferecendo ainda redução na conta de luz, sustentabilidade nas atividades e um investimento com bom custo-benefício.


Abaixo, listamos os principais benefícios ao produtor rural que aderir à instalação de energia solar. Veja!


1 – Assegura a autonomia energética

Os produtores que trabalham com o auxílio da energia solar no campo contam com a autonomia energética. Isso significa que eles deixam de depender de outras fontes não renováveis e, principalmente, da rede de energia elétrica. O que é interessante, uma vez que ainda existem regiões com estruturas precárias de sistema elétrico.


2 – Melhora a agricultura de precisão

A utilização dessa energia no campo resulta em uma economia de até 95% na conta de luz para os produtores. A diminuição nos custos da eletricidade é um fator fundamental para incentivar o aumento de painéis fotovoltaicos na propriedade, contribuindo também para a adoção técnicas sustentáveis e a agricultura de precisão.


3 – Reduz os custos com irrigação.

Muitos processos de irrigação demandam grande quantidade de energia elétrica para garantir um funcionamento adequado. No entanto, a energia solar no campo garante economia por aproveitar a alta incidência solar no país.


4 – Permite um melhor aproveitamento do espaço físico

Alguns produtores acreditam que adotar um sistema de geração de energia fotovoltaica não é uma alternativa viável, pois os painéis solares podem ocupar grandes espaços físicos. Contudo, já é possível adquirir usinas solares flutuantes, otimizando a conservação do meio ambiente e preservando a destinação do espaço em sua propriedade.


5 – Baixos custos das manutenções preventivas e corretivas

Mais uma vantagem da energia solar são os baixos custos com manutenções preventivas e corretivas. Vale ressaltar que, para garantir a economia na manutenção, é essencial um projeto bem elaborado e uma instalação correta da energia solar.



Fonte: Soliens

4 visualizações0 comentário