Buscar
  • Fonte: Revista Globo Rural

Mercado doméstico de açúcar está mais vantajoso do que exportar, aponta Cepea


Junho começou com aumento na média semanal dos preços do açúcar cristal no mercado spot de São Paulo.

Mesmo em meio ao aumento das cotações do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, a alta dos preços do adoçante no mercado doméstico brasileiro foi suficiente para recuperar a margem sobre as exportações na primeira semana de junho, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).

Neste início do mês, houve aumento na média semanal dos preços do açúcar cristal no mercado spot de São Paulo, e algumas usinas chegaram a ceder um pouco nos valores de suas ofertas. No entanto, as negociações evoluíram ao longo dos dias, com volumes maiores do cristal para pronta entrega.

Entre 1º e 5 de junho, a média do indicador Cepea/Esalq no mercado paulista, cor Icumsa de 130 a 180, foi de R$ 76,43 pela saca de 50 kg, avanço de 1,29% em relação à média registrada na semana anterior. Em maio, cálculos do Cepea mostram que a remuneração no mercado externo foi maior do que o spot paulista.

Segundo a instituição, apesar da inversão de cenário, as exportações de açúcar continuam aquecidas, e a tendência de algumas usinas é de diminuir a quantidade de cristal ofertada no mercado spot.


2 visualizações