Buscar
  • Fonte: Eu quero investir

Brasil tem recorde histórico de consumo de etanol, diz ANP


O consumo de etanol registra recorde histórico no Brasil, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No total, foram 32,8 bilhões de litros, em 2019. Os dados foram complicados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

O crescimento foi de 10,5% em relação a 2018, quando teve alta de 3,1 bilhões de litros no período. Esses números colocam o Brasil em vantagem na questão da sustentabilidade. Pois o etanol de cana emite 90% menos gases causadores de efeito estufa (GEE), comparado a gasolina. Assim sendo um dos maiores mercados consumidores de combustíveis renováveis do mundo.

Assim, a manutenção cenário favorável a ampliação das vendas de biocombustível possibilitou ao Brasil consumir 2,74 bilhões de litros de etanol. Isso a cada 30 dias durante o último ano. Por consequência, a participação do etanol na matriz de combustíveis atingiu 48,3%,. Esta sendo a maior desde 2009 no Brasil.

Em pelo menos cinco federações o etanol foi responsável por abastecer mais da metade da matriz de transportes leves. Isso significa que nestes estados (Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Goiás e São Paulo) foram consumidos, em média, 2,1 litros a cada litro de gasolina pura vendida.


3 visualizações