top of page

MOVIDO A PETRÓLEO, AÇÚCAR DISPARA EM NY


O mercado de açúcar registrou forte valorização na sessão de ontem na bolsa de Nova York, rompendo o marasmo que vinha se estendendo há semanas. A alta refletiu, em grande medida, a valorização do petróleo nas bolsas internacionais e compras especulativas.


Os contratos de segunda posição de entrega (normalmente, os mais negociados), com vencimento em maio, fecharam o pregão com alta de 5,82% (70 pontos) ante o pregão de sexta-feira, para 12,72 centavos de dólar por libra-peso.


Fontes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) afirmaram ontem a agências internacionais que a Arábia Saudita cortaria suas exportações com o objetivo de elevar os preços para US$ 80 o barril. Os futuros do petróleo nos EUA chegaram a ter ganhos expressivos ontem após a notícia, acentuando a valorização acumulada no ano.


Uma alta do petróleo aumenta a pressão por altas nos preços da gasolina ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde o etanol hidratado pode se tornar uma opção economicamente mais atrativa aos motoristas. Se esse cenário se mantiver pelos próximos meses, as usinas brasileiras podem voltar a apostar mais na produção de etanol do que no açúcar, como fizeram durante a moagem da safra 2018/19, que termina oficialmente em março.


Boletins meteorológicas indicando baixo índice de chuvas no Brasil também geraram uma onda de compras especulativas. Após um dezembro com precipitações abaixo da média histórica no Centro-Sul, previsões de chuvas também abaixo da média em janeiro levantaram receios com uma eventual quebra na safra de cana de 2019/20 (que começa em abril).


"As pessoas começaram a ficar mais apreensivas. Mas só vai ter quebra se a seca se prologar até fim do trimestre", afirmou Henrique Akamine, gerente de análise de mercado da trading Czarnikow. Ele avalia que os preços podem subir até os 13 centavos de dólar a libra-peso, mas que é mais provável "andarem de lado" no curto prazo.



Por Camila Souza Ramos

5 visualizações0 comentário
bottom of page