top of page

ANP adia final da Etapa 3 para segunda-feira



Dá para dizer que venceu pelo cansaço. Passadas mais de 24 horas desde sua abertura – às 11h00 de ontem – a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu colocar a Etapa 3 do Leilão 61 em suspenso. As negociações serão retomadas do ponto em que pararam na segunda-feira (18). A disputa será reaberta às 11h00.


A decisão inédita foi anunciadapouco antes do meio-dia quando o processo de compra de biodiesel já se aproximava das 25 horas de duração ininterrupta. Superando o recorde da traumatizante Etapa 3 do L59 em cerca de duas horas.


Naquela ocasião, as negociações foram finalizadas e a ANP somente teve que adiar as etapas subsequentes do processo. Dessa vez, a Etapa 3 permanecerá em aberto dando a oportunidade para que as distribuidoras continuem disputando volumes de biodiesel que já foram arrematados por suas concorrentes.

Efeito cascata


Um pouco mais cedo, a ANP já havia anunciado o adiamento das Etapas 4 e 5. Com mais essa mudança, as fases subsequentes do L61 também precisaram ser deslocadas. As Etapas 4 e 5 passarão para terça-feira (19). As rodadas para o mercado autorizativo – Etapas 4A e 5A – acontecerão na quarta-feira (20).

Já o Leilão de Estoque foi remarcado para a quinta-feira (21).


Por conta dos efeitos da greve dos caminhoneiros, o L61 já havia sido adiado em uma semana pela ANP.

O novo cronograma completo pode ser conferido clicando aqui.


Fonte: Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com


2 visualizações0 comentário
bottom of page